Um Livro, Uma Causa… de Vida

A minha primeira acção na Mediterrakeo é uma boa acção. Trata-se da campanha de relançamento do livro “Percursos de Vida”, de José António Salcedo, que é um bom amigo, um cientista e empresário português de reconhecido mérito, nacional e internacional, mas acima de tudo uma pessoa com uma generosidade sem limites.

Este livro já devia estar esgotado faz agora 5 anos, só que há coisas neste país que nem o diabo entende! Particularmente na área da cultura — onde se esperaria algum cuidado no tratamento das obras publicadas — os comportamentos dos seus diversos agentes deixam muito a desejar. A edição de “Percursos de Vida” é disso um bom (mau) exemplo.

Conheci o António José Salcedo, há cerca de um ano, por acaso, no facebook — sinal dos tempos que vivemos.
Cedo me despertou nele a visão lúcida do real, o particular bom senso, a apurada sensibilidade artística, a participação activa na sociedade civil e o cuidado, diria académico, na comunicação com os outros. Tudo avaliações que evidenciam estar-se perante uma pessoa muito culta e de mente aberta, para além de extremamente humana e generosa. Daquelas que eu aprecio. Hoje, por isso tudo, somos amigos para além do espaço virtual.
Sem que ele tivesse feito qualquer alarde do facto, descobri que havia publicado um livro com fotografias e textos próprios, uns tempos antes. Vindo de quem vinha, fiquei curioso e procurei o livro. Nenhuma das minhas expectativas ficou gorada.
José António Salcedo, em tudo na vida, prima pela excelência e aqui não fez por menos: decidiu avançar para uma edição de luxo, assumindo todos os custos da obra. Recorreu ao saber dos artistas plásticos Susana Landolt Alves e Armando Alves para o design e as artes finais, à qualidade da Norprint para a impressão, e entregou a edição à Campo das Letras. Resultou daí um belíssimo álbum, tanto a nível estético como de conteúdo — fotografias e textos —, a fazer inveja à maioria das edições que se fazem em Portugal.
Aconteceu que, logo a seguir, a Campo das Letras entrou em colapso financeiro e a edição ficou anos ao abandono, fechada num armazém. Recentemente, o autor conseguiu recuperar os livros (cerca de 900 ex.) com a intenção de os colocar finalmente no mercado, uma vez que sempre deteve os direitos sobre a obra.
Confirmando ser a pessoa materialmente desinteressada que eu pressentira, decidiu vendê-los a um preço reduzido, doando todo o montante que vier a receber a uma instituição social de âmbito nacional, a A.A.P.C. (Associação Apoio a Pessoas com Cancro), com sede na Senhora da Hora, Matosinhos, precisamente a freguesia onde nasceu.

Num almoço que tivemos, entretanto, o assunto veio à baila e eu propus-lhe ajudá-lo na promoção deste relançamento. Conversei com o José Carlos Soares — na altura a transformar a Mediterrakeo num colectivo — e juntos avançámos para a empreitada.
Começámos por criar uma página na web com toda a informação sobre o livro e agora estamos a dar início à distribuição da obra.
O nosso intuito é criar um movimento à volta deste relançamento, utilizando todos os meios e recursos de que dispomos (newsletters, websites, blogs, redes sociais, etc.) e levar as pessoas a conhecerem a obra e a causa associada.
Decidimos fazê-lo por venda directa, com envio à cobrança — obtendo assim um maior montante para a A.A.P.C. —, mas se houver alguma entidade interessada em comercializá-lo, poderão encomendá-lo também.

Para saberem tudo sobre o livro e concretizarem a encomenda, visitem o website que construímos:
percursosdevida.wordpress.com






Anúncios

6 comentários»

  vitor pinto wrote @

Viva camarada! 😉

Muito boa esta iniciativa amigo!

Vou querer um livro pelo menos e vou espalhar a noticia.

Conta comigo amigo!

Abraço!

Vitor Pinto

  Tiago Coen wrote @

Muito obrigado, Vitor!
😉

Muitos seremos poucos. Quantos mais melhor!

O que puderes fazer, a causa agradece.

Um grande abraço!

  paula v wrote @

Pois, foi preciso eu estar a fazer horas num aeroporto à espera do meu voo e ter free wi-fi para estar num zapping pela net para encontrar estes percursos de vida! Parabéns António José Salcedo. E boa iniciativa, Tiago!
O mais bonito disto é o olhar de engenharia pela metafísica da natureza e da vida. No voo de um olhar cabem muitas coisas. Tb um passaro. E tb a certeza que os cancros sao tb combatíveis.
Penso que posso estar tranquila aqui. Esta iniciativa não se trata de caridade. Trata-se de partilha. O que em tempos de escassez até “o pobre desconfia”. Sem necessidade. O que está aqui é honesto, simples e humano. Há quem se esforce realmente por um mundo melhor. Que a ideia se concretize em pleno!

  Tiago Coen wrote @

Muito obrigado, pela parte que me toca, Paula.
O José António Salcedo merece todo este apoio. A causa que ele abraça, ainda mais!
Muitos seremos poucos!
😉

  Francisca Sepúlveda wrote @

Boa-noite.
Gostaria muito de receber o livro. Ainda é possível? Poderia ser à cobrança? É que vivo em Lisboa.
Muito obrigada

  Tiago Coen wrote @

Cara Francisca Sepúlveda,
Faz muito bem em querer receber o livro. Acredite que vale mesmo a pena, para além da causa associada.
Está a ser muito surpreendente perceber que as redes sociais não são usadas só como mero entretenimento ou como bancada de discussões vazias.
; )
Por decisão conjunta, entendemos distribuir o livro por via directa, por forma a garantir que ele chegue mais barato ao consumidor final e, em simultâneo, angariar um maior montante para a A.A.P.C..
Assim sendo, para adquirir o livro só tem que preencher o formulário de encomenda.
Não é por nada, que aqui é tudo boa gente — é só por razões de controlo, porque a campanha está a ter uma excelente reacção e com um formulário impresso tudo se torna mais fácil em termos processuais.
Segue aqui o link para a encomenda.
http://www.emailmeform.com/builder/form/aemca967pc1eS7
Enviamos o livro para todo o mundo. Ainda no outro dia enviamos dois para a Noruega!
😉
Muito obrigado!
TC


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: