Autárquicas 2009

Autárquicas 2009

Se nas eleições legislativas, quem saiu claramente vitorioso foi o BE e o CDS e quem saiu derrotado foi o PS e o PSD, apenas duas semanas depois, nas autárquicas, aconteceu precisamente o inverso!
Um regresso à normalidade, portanto, tal qual como a conhecemos das experiências do passado.
Aqueles que haviam visto nos resultados de há 15 dias a consolidação de uma nova representatividade das diferentes forças partidárias no país, porque não entenderam nada do que havia ocorrido, vão ter agora que rever todas as suas conclusões.
Numa outra vertente de interesse, estas eleições revelaram que o nosso povo, ao retirar o poder a algumas figuras sinistras do cenário político (Fátima Felgueiras, Ferreira Torres, Narciso Miranda), não é tão ignorante quanto todos os indicadores indiciam. É lento, muito lento, a reagir, mas acaba sempre por lá chegar. Pena que os povos de Gondomar e de Oeiras se encontrem num nível mais retrógrado de desenvolvimento!…
Nota final para a taxa de abstenção, que persiste em aumentar. O silêncio de todas as forças partidárias sobre o assunto é bem revelador da ameaça que aí pressentem existir, isto porque é cada vez mais evidente que esta inacção popular se trata de uma forma consciente de protesto ao actual status quo político e não um mero alheamento ligeiro e irresponsável. Perante um espectro elegível tão miserável, cada vez mais pessoas deixa de alinhar na fantasia do “votar no menos mau”, pois compreenderam que fazê-lo significa, tão só, sancionar esse mesmo espectro.

Advertisements

2 comentários»

  DaLheGas wrote @

Ninguém fala da abstenção e muito menos dos Brancos e Nulos que, juntos, batem as percentagens de qualquer um dos pequenos partidos. E se formos ver os resultados dos emigrantes, a média é de 14,75%.

  Tiago Coen wrote @

Cara DaLheGas (Dá-lhe Gás?), 😉
Tem toda a razão!
Votei algumas vezes. Poucas. Porque que ainda valia a pena. Depois, passei a votar em branco. Porque já valia pouco a pena. Agora não voto, sequer. Porque já não vale mesmo a pena!
Só vai valer, quando todos fizerem o mesmo!
Só assim irá acontecer a noite de eleições em que nenhum partido vai ganhar o que quer que seja!
Como dizia um imparcial comentador político, uma destas noites na TV, “Os dirigentes dos partidos só vão acordar quando houver um acto eleitoral em que todos percam!”.
; )
Bjs!
TC


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: